terça-feira, 23 de agosto de 2011

Projeto Mini contos no twitter

Os minicontos são pequenos textos, escritos com poucas palavras e carregados, portanto, de verdades sucintas, resumidas, diretas.
O livro “Os cem menores contos brasileiros do século” apresenta o tipo de conto acima citado, esses contos são escritos em até 50 palavras.
A proposta do projeto é que os alunos se familiarizem com contos, leiam e re-escrevam alguns dos minicontos do livro de Marcelino Freire de uma forma mais prazerosa, para isso usaremos o twitter.
Dentro da proposta do projeto podemos trabalhar com turmas de 6º ao 9º ano. Inicialmente escolhemos duas salas do 9º ano para desenvolver o projeto, e este foi muito bem aceito pelos alunos já que os mesmos adoram trabalhar com redes sociais.

Apresentamos o livro “Os cem menores contos brasileiros do século” para que ele manuseassem, twitamos alguns exemplos de mini contos que estão no livro.
Após essa etapa, pedimos aos alunos que produzissem seus próprios mini contos, conversamos sobre o assunto e eles criaram uma conta para eles no twitter. No Twitter temos uma visão muito clara do autor. Ele escreve em primeira pessoa, vemos sua foto, o dia e a hora em que escreve. A ferramenta permite uma interação imediata, não editada, que vai construindo conjuntamente a história.
Os alunos começaram a escrever seus próprios contos em seus twitter e assim retwittamos os mini contos produzidos por eles no twitter da escola.
O endereço do twitter é Embastiao página: http://twitter.com/#!/Embastiao
O PROJETO CONTOU COM A COLABORAÇÃO DOS PROFESSORES ARNALDO SOBRINHO BENEVIDES, CLEIDE AP. FERNANDES DE SOUZA, JUCIMARA FERREIRA DO NASCIMENTO LIMA E MÁRCIA HELENA COENE DE JESUS.





Nenhum comentário:

Postar um comentário